Conferencia Interamericana de Educación Matemática, XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática

Por defecto: 
Design de enunciados de problemas abertos para propiciar a (re)formulação e resolução desses problemas com o uso de tecnologias digitais na formação de futuros professores de Matemática
Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Construir: Bloque 12
Sala: 201
Fecha: 2019-05-06 03:30 PM – 03:50 PM
Última modificación: 2019-04-17

Resumen


Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos com uma investigação, em que um grupo de futuras professoras de Matemática realizaram o design de um problema, utilizando as tecnologias digitais, para que esse pudesse favorecer a sua (re)formulação no processo de resolução, com o uso de tais recursos. O objetivo pretendido era que adquirissem a experiência como designer de problemas e refletissem sobre a mesma. O problema produzido apresentou características e aspectos que permitem depreender que, ao ser (re)formulado e resolvido, pode contribuir para a Educação Matemática Crítica e a Educação Financeira Escolar. Quanto ao processo formativo das futuras professoras, constatou-se que (re)construíram as suas concepções acerca do design de problemas abertos, em que as tecnologias digitais são utilizadas, para propiciar a (re)formulação e resolução de problemas com o uso desses recursos, bem como sobre a abordagem de temas de relevância social, que possam favorecer o ensino de conhecimentos matemáticos.


Palabras clave


Design de problemas abertos, (Re)formulação e resolução de problemas, tecnologias digitais, Formação inicial de professores, Matemática.

Texto completo: PDF