Conferencia Interamericana de Educación Matemática, XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática

Por defecto: 
Uma caracterização das tarefas desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental em Matemática de uma instituição privada brasileira
Diego Fogaça Carvalho, Osmar Pedrochi Junior, Fátima Aparecida da Silva Dias

Construir: Bloque 12
Sala: 311
Fecha: 2019-05-09 05:30 PM – 05:50 PM
Última modificación: 2019-04-16

Resumen


Neste estudo, temos por objetivo caracterizar as tarefas desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, componente curricular de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado na modalidade Educação a Distância, de uma universidade privada brasileira, por meio dos saber docentes, de acordo com Tardif (2002). Para organização e análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo, Bardin (2016), em um processo de categorização a priori. Advindo desse movimento analítico, foi possível compreender que todas as tarefas possibilitam manifestações dos saberes docentes, bem como os processos de reflexão da e na ação, bem como a reflexão da reflexão da ação, de modo a configurar um ambiente propício para a aprendizagem da docência.


Palabras clave


Educação Matemática, Estágio Curricular Supervisionado, Formação do professor de matemática, Educação a Distância, Saberes Docentes.

Texto completo: PDF